Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Historia do Regimento

Escrito por Super User | Publicado: Sexta, 27 Novembro 2020 11:31 | Acessos: 511

O ANO É 1932. EM 21 DE JANEIRO, O DECRETO 20.986 EXTINGUE A CIA DE CARROS DE COMBATE, PRIMEIRA TROPA BLINDADA DO EXÉRCITO BRASILEIRO, E CRIA O BATALHÃO ESCOLA, CONSTITUINDO TROPA ESPECIAL COM DESTINO EXCLUSIVO AOS TRABALHOS DE INSTRUÇÃO DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS E A ELA SUBORDINADO.

A ORGANIZAÇÃO DO BATALHÃO ESCOLA OCORRE A PARTIR DE 01 DE MARÇO DO MESMO ANO , PELO APROVEITAMENTO DO PESSOAL, MATERIAL E INSTALAÇÕES DA EXTINTA COMPANHIA DE CARROS DE COMBATE, SU ESTA DOTADA DOS ANTIGOS BLINDADOS RENAULT FT17 E QUE TEVE COMO SEU PRIMEIRO CMT, O ENTÃO CAPITÃO JOSÉ PESSOA, QUE VIRIA A SE TORNAR ANOS MAIS TARDE, O IDEALIZADOR DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS . NESTE CONTEXTO, O BATALHÃO ESCOLA TORNOU-SE ASSIM, A UNIDADE PADRÃO DE INFANTARIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

JÁ EM 1932 A UNIDADE VIRIA POR À PROVA A SUA VOCAÇÃO OPERACIONAL, ATUANDO NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DEFLAGRADA EM SOLO PAULISTA, COMPONDO A BRIGADA SUL COM UMA SEÇÃO DE CARROS DE ASSALTO E PARTICIPANDO DE INTENSOS COMBATES NA SERRA DA MANTINQUEIRA, NO LIMITE ENTRE OS ESTADOS DE MINAS GERAIS E SÃO PAULO. ESTE FATO HISTÓRICO CONSTITUI-SE NA 1ª OCASIÃO NA QUAL FOI POSTA EM PRÁTICA, NO BRASIL, A DOUTRINA DE EMPREGO DO BINÔMIO INFANTARIA X CARROS.

EM 1935, O BATALHÃO ESCOLA VOLTA A SER EMPREGADO, DESTA FEITA NA INTENTONA COMUNISTA OCORRIDA EM 27 DE NOVEMBRO DAQUELE ANO, EM DEFESA DA ESCOLA DE AVIAÇÃO MILITAR, SEDIADA NO CAMPO DOS AFONSOS. O LIVRO HISTÓRICO DO BATALHÃO ASSIM REGISTRA: "1935. EM 27 DE NOVEMBRO: EM CUMPRIMENTO À ORDEM DO SENHOR GENERAL CMT GU VM O BATALHÃO ESCOLA PARTIU ÀS 3H30MIN A FIM DE TOMAR PARTE NA VANGUARDA DO DESTACAMENTO, QUE SOB O COMANDO DAQUELA AUTORIDADE, DEVERIA DOMINAR O MOVIMENTO SEDICIOSO, IRROMPIDO NA ESCOLA DE AVIAÇÃO MILITAR. PARTINDO ÀS 5H00 PARA O ATAQUE , ÀS 08H00 ESTAVA DOMINADO O MOVIMENTO. O BTL REGRESSA AO QUARTEL ÀS 10H00 TENDO FICADO COMO TROPA DE OCUPAÇÃO, A 3ª CIA, SOB CMDO DO CAPITÃO SERAPHIM MIGUEIS E 01 SEÇÃO DE MTR SOB O COMANDO DO 2º TEN EDSON CARDOSO DE CARVALHO LEME"

COMANDAVA O REGIMENTO DE AVIAÇÃO O CORONEL EDUARDO GOMES. NA OCASIÃO O GRUPO ESCOLA (NOSSO GLORIOSO GESA) ABRIU FOGO DE SUAS BATERIAS PARA IMPEDIR QUE OS REBELDES SE APROVEITASSEM DOS AVIÕES EM SOLO. COUBE AO BATALHÃO ESCOLA A TAREFA DE OCUPAR A COLINA LONGA E A COLINA DAS CINCO MANGUEIRAS, REALIZANDO O CERCO DA ESCOLA DE AVIAÇÃO MILITAR E A PRISÃO TOTAL DOS REVOLTOSOS ENVOLVIDOS.

O 57º B I MTZ NÃO É CONSIDERADA UMA TROPA “FEBIANA”. NO ENTANTO, EM 1944, INTEGROU A FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA COM UM DESTACAMENTO DE VOLUNTÁRIOS, COMBATENDO O NAZISMO NOS CAMPOS DA ITÁLIA.

O ENTÃO COMANDANTE DO BATALHÃO ESCOLA, TENENTE-CORONEL AGUINALDO CAIADO DE CASTRO, QUE VIRIA MAIS TARDE GALGAR O POSTO DE MARECHAL, FOI DESIGNADO COMANDANTE DO REGIMENTO SAMPAIO (ATUAL 1º BI MEC), LIDERANDO AQUELE REGIMENTO NA CONQUISTA DE MONTE CASTELO.

EM 4 DE DEZEMBRO DE 1945, O DECRETO LEI Nº 8282 QUE DISPUNHA SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES ESCOLA, CRIANDO O CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO E ESPECIALIZAÇÃO DO REALENGO, TRANSFORMA O BATALHÃO ESCOLA EM REGIMENTO ESCOLA DE INFANTARIA (O GLORIOSO RESI). CABE RESSALTAR QUE O ANTIGO CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO E ESPECIALIZAÇÃO DO REALENGO CONSTITUI-SE NA GÊNESE DO QUE É HOJE O GRUPAMENTO DE UNIDADES ESCOLA. NESTE TEMPO, DO RESI PARTIU O PRIMEIRO NÚCLEO QUE INTEGROU A SU DE MOTOMECANIZAÇÃO QUE SE TRANSFORMA NA ESCOLA DE MOTOMECANIZAÇÃO DO EXÉRCITO QUE VIRIA A SE TRANSFORMAR NA FUTURA ESMB, ATUAL ESSLOG.

NA REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA DE 1964, O RESI, COMANDADO PELO CEL AUGUSTO JOSÉ PRESGRAVE, CONSTITUIU-SE NA VANGUARDA DAS TROPAS LEGALISTAS DO I EXÉRCITO, LIDERADAS PELO GENERAL ARMANDO DE MORAES ÂNCORA, QUE SEGUIRAM PARA SÃO PAULO.

NESSE MESMO CENÁRIO, TROPAS DO II EXÉRCITO AVESSO À POLÍTICA DE JANGO, DESLOCAM-SE A PARTIR DE MINAS GERAIS COM DESTINO AO RIO DE JANEIRO, LIDERADAS PELO GENERAL OLÍMPIO MOURÃO FILHO.A JUNÇÃO OCORRE EM VOLTA REDONDA – RJ, COM O DESFECHO PACÍFICO DO MOVIMENTO.

EM MAIO DE 1965, O 1º BATALHÃO DO RESI, (I/RESI) RECEBEU A MISSÃO DE COMPOR A FORÇA ARMADA INTERAMERICANA DO BRASIL (FAIBRAS) NA REPÚBLICA DOMINICANA, COM A DIFÍCIL TAREFA DE RESTABELECER A ORDEM LEGAL NAQUELAS TERRAS CARIBENHAS.  A REPÚBLICA DOMINICANA ENCONTRAVA-SE EM SITUAÇÃO CAÓTICA, EM QUE LUTAS ENTRE FACÇÕES POLÍTICAS E MILITARES TORNAVAM-SE CADA VEZ MAIS AMEAÇADORAS PARA A SOBERANIA DO PAÍS, DIVIDINDO-O EM ÁREAS DE DOMÍNIO PRÓPRIO. EM ASSEMBLEIA GERAL, A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA) DECIDIU CRIAR UMA FORÇA INTERAMERICANA DE PAZ (FIP) PARA RESTABELECER A ORDEM NAQUELA REPÚBLICA, RESTAURAR A PAZ E CRIAR CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES LIVRES E AO ESTABELECIMENTO DO REGIME DEMOCRÁTICO NAQUELAS TERRAS.

EM UM CONTEXTO DE INTENSOS CONFLITOS TRAVADOS PELA FAIBRAS, O VALOR DO SOLDADO BRASILEIRO FOI NATURALMENTE SE REVELANDO E TRÊS MISSÕES ASSUMIRAM ESPECIAL RELEVO: A DESMILITARIZAÇÃO DO PALÁCIO NACIONAL, O ISOLAMENTO DE CIUDAD NUEVA E A POSTERIOR OCUPAÇÃO DESSE LOCAL. OS DESAFIOS OPERACIONAIS DO MAIOR CONTINGENTE, DENTRE TODOS OS ENVIADOS POR PAÍSES LATINO-AMERICANOS, INCITARAM A POSTERIOR EVOLUÇÃO DOUTRINÁRIA DE NOSSAS FORÇAS, ESPECIALMENTE EM OPERAÇÕES URBANAS DE DEFESA INTERNA, EM PATRULHAS E EM CONTRAGUERRILHAS. A MISSÃO DUROU 16 MESES, TENDO SIDO ENVIADOS 03 CONTINGENTES.

 

 

TOMBARAM NO NOBRE CUMPRIMENTO DA MISSÃO, TODOS DO I/RESI:

  • CABO ARI HENRIQUE DE OLIVEIRA
  • SOLDADO JOSIAS MORAIS DE ASSIS
  • SOLDADO NAUM LOPES DE SOUZA

EM 1971 O REGIMENTO ESCOLA DE INFANTARIA FOI TRANSFORMADO EM BATALHÃO ESCOLA DE INFANTARIA, OCUPANDO AS MESMAS INSTALAÇÕES. UM ANO DEPOIS RECEBE A DENOMINAÇÃO DE 57 BIMTZ (ES), VINDO A INCORPORAR A DENOMINAÇÃO HISTÓRICA DE REGIMENTO ESCOLA DE INFANTARIA NO ANO DE 1982.

EM 1988, O 57º BIMTZ (ES), COMANDADO PELO ENTÃO CORONEL JANSEN, TEVE PARTICIPAÇÃO DESTACADA DURANTE O RESTABELECIMENTO DA ORDEM E NA PRESERVAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DA CSN EM VOLTA REDONDA-RJ, OCASIÃO NA QUAL, PELA PRIMEIRA VEZ EM MAIS DE MEIO SÉCULO, TURBAS ARMADAS E FANATICAMENTE DETERMINADAS, OBEDECENDO A UM PLANEJAMENTO CUIDADOSAMENTE ELABORADO, ENFRENTARAM ABERTAMENTE TROPAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO. ESTE EVENTO CONTRIBUIU DE MANEIRA SINGULAR PARA A EVOLUÇÃO DA DOUTRINA DE EMPREGO DE FORÇAS NO CONTROLE DE DISTÚRBIOS.

A PARTIR DA DÉCADA DE 90, NOTABILIZA-SE O INCREMENTO DO EMPREGO DA UNIDADE NOS GRANDES EVENTOS SEDIADOS NO PAÍS, EM CONTEXTOS DE OPERAÇÕES INTERAGÊNCIAS DENTRE AS QUAIS PODEMOS DESTACAR:

- RIO 92;

- JOGOS PANAMERICANOS DO RIO DE JANEIRO EM 2007;

- OS 5º JOGOS MUNDIAIS MILITARES EM 2011;

- A RIO+20 EM 2012;

- A COPA DAS CONFEDERAÇÕES EM 2013;

- A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DE 2013;

- A COPA DO MUNDO FIFA EM 2014; E

- OS JOGOS OLIMPICOS E PARALÍMPICOS DE 2016.

 

RETORNANDO A TERRAS CARIBENHAS, O 57 BI MTZ (ES) ATUOU INTEGRANDO O 3º E 22º CONTINGENTE BRASILEIRO NA MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ESTABILIZAÇÃO DO HAITI (MINUSTAH). PARTICULARMENTE NO QUE SE REFERE AO 3º CONTINGENTE, AS AÇÕES DO BATALHÃO NA MINUSTAH FORAM PLANEJADAS E CONDUZIDAS TOMANDO-SE POR BASE A DOUTRINA DAS OPERAÇÕES CONTRA FORÇAS IRREGULARES EM AMBIENTE URBANO. CURIOSAMENTE, A EXPERIÊNCIA QUE O BRASIL, POR MEIO DO REGIMENTO ESCOLA DE INFANTARIA (REI), COMEÇOU A REUNIR NA MISSÃO DE PAZ NA REPÚBLICA DOMINICANA – FAIBRAS, EM 1965, VOLTAVA A SER APLICADA PELA MESMA UNIDADE, NA MESMA ILHA, PASSADOS EXATOS 40 ANOS. CABE RESSALTAR QUE PARTIU DESTE AQUARTELAMENTO, EM 2004, O NÚCLEO DE PREPARAÇÃO PARA MISSÕES DE PAZ, QUE VIRIA A SE TRANSFORMAR EM 2010 NO CENTRO DE EXCELÊNCIA, CONHECIDO HOJE COMO CENTRO CONJUNTO DE OPERAÇÕES DE PAZ DO BRASIL.

ALÉM DE PRESTAR SUA CONTRIBUIÇÃO, ATUANDO EM TERRITÓRIO NACIONAL NA SEGURANÇA DE GRANDES EVENTOS E NO EXTERIOR, PROJETANDO O NOME DO PAÍS NO CONCERTO DAS NAÇÕES EM MISSÕES SOB A ÉGIDE DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS, O 57º BI MTZ –REI, , NOS ÚLTIMOS ANOS, FOI INTENSAMENTE EMPREGADO EM OPERAÇÕES DE NÃO GUERRA, ENQUADRADAS NA GARANTIA DA LEI E DA ORDEM. DESTA FORMA, O BATALHÃO DEMONSTROU A SUA GRANDE CAPACIDADE DE CUMPRIR, COM EXCELÊNCIA, UMA DAS MISSÕES ATRIBUÍDAS ÀS FORÇAS ARMADAS, NO ARTIGO 142 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. NESTE CONTEXTO, VERIFICA-SE AO LONGO DE SUA EXISTÊNCIA, A PARTICIPAÇÃO DO 57 BIMTZ (ES)-REI EM DIVERSAS OPERAÇÕES GLO, DENTRE AS QUAIS DESTACAM-SE:

1994 – OPERAÇÃO RIO

2003 – OPERAÇÃO GUANABARA

2007 – OPERAÇÃO CIMENTO SOCIAL

2008 – OPERAÇÃO FAI-MARACANÃ E OP GUANABARA

2011 – OPERAÇÃO ARCANJO II

2017 – OPERAÇÃO CARIOCA E OP NO CONTEXTO DO PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

DURANTE A INTERVENÇÃO FEDERAL NA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO ANO DE 2018, ESTE COMANDANTE FOI TESTEMUNHA, COMO CHEFE DE ESTADO MAIOR DO GUES/9ª BDA INFA MTZ, DO VALOR DO SOLDADO CARA DE TIGRE, NAQUELE QUE TALVEZ TENHA SIDO O MAIOR DESAFIO OPERACIONAL NA HISTÓRIA DESTA UNIDADE. DURANTE AQUELE ANO O REI CUMPRIU MAIS DE UMA CENTENA DE OPERAÇÕES, SEJA COMO OM ENQUADRADA POR SUA GU, SEJA EM APOIO A OUTRAS OM OU OSP.

EM SÍNTESE, VERIFICA-SE AO LONGO DE  SUA GLORIOSA HISTÓRIA, QUE O REGIMENTO ESCOLA DE INFANTARIA VEM EXERCENDO UM RELEVANTE PAPEL DE PROTAGONISMO NA TRAJETÓRIA DA FORÇA TERRESTRE A PARTIR DA TERCEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX, CONSTITUINDO-SE EM UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR DA ARMA DE INFANTARIA, TRADICIONALMENTE VOCACIONADA PARA O APOIO AO ENSINO,  MISSÕES DE PAZ SOB A ÉGIDE DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS, DEFESA DA PÁTRIA, DEFESA INTERNA E GARANTIA DA LEI E DA ORDEM.
          
           O REI É TAMBÉM O BERÇO DA INFANTARIA BLINDADA BRASILEIRA E O EMBRIÃO DE IMPORTANTES ESTRUTURAS HOJE EXISTENTES, COMO  O CCOPAB E A ESSLOG.

INTEGRANTES DO REI, NA DATA DO ANIVERSÁRIO DESTA QUE É A SUA CASA E UMA DAS MAIS TRADICIONAIS E OPERACIONAIS UNIDADES DE INFANTARIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO, ORGULHEM-SE DE INCORPORAR O LEGADO DE VALORES DEIXADO POR TODOS AQUELES QUE NOS ANTECEDERAM, LEMBREM-SE QUE AQUI SE APRENDE A SER INFANTE E COMO DISSE EM 1955, O ENTÃO CMT DO RESI, CEL ALVARO BRAGA:

"O SD DO REI, HOMEM SÉRIO E RÚSTICO, DEVE ESTAR SEMPRE CONCENTRADO NO OBJETIVO DE BEM CUMPRIR SEU DEVER, ASSIM COMO A FERA BRAVIA SE CONCENTRA EM SUA PRESA"

NASCIA NAQUELE MOMENTO A ETERNA METÁFORA “CARA DE TIGRE”

REI – CARA DE TIGRE !!!

Fim do conteúdo da página