Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Princípios, Crenças e Valores

Escrito por Super User | Publicado: Sexta, 27 Novembro 2020 11:24 | Acessos: 259

Os princípios, as crenças e os valores são os pilares morais que sustentam a Organização Militar, orientando o comportamento e permeando as atividades e relações entre seus integrantes. São de caráter permanente e devem ser do conhecimento de toda a OM.

a. Liderança

Ação realizada pelo militar em razão de sua posição hierárquica de chefe militar, utilizando sua autoridade amparada por leis e regulamentos, com prerrogativa impessoal, na condução de militares.

 

b. Coragem

Ter a capacidade de decidir e a iniciativa de implementar a decisão, mesmo com o risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.

 

c. Dever

Cumprir a legislação, os regulamentos e normas a que estiver submetido, com autoridade, determinação, dignidade e dedicação, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomar.

 

d. Lealdade

Cultuar a verdade, sinceridade e sadia camaradagem, mantendo-se fiel aos compromissos assumidos.

 

e. Probidade

Pautar a vida, como soldado e cidadão, pela honradez, honestidade e pelo senso de justiça.

 

f. Amor à Pátria

Evidenciar sentimento de Amor à Pátria, na defesa de sua soberania, integridade territorial, unidade nacional e defesa da paz social. Traduzido no cumprimento – com vontade inabalável – do “dever militar” e do solene juramento de fidelidade à Pátria até com o “sacrifício da própria vida”

 

g. Hierarquia e a Disciplina

Cultuar a lealdade, a confiança e o respeito entre chefes e subordinados e, compreender, reciprocamente, seus direitos e deveres.

 

h. Competência Profissional

Buscar um continuado aprimoramento técnico profissional, por iniciativa própria ou cumprindo programas institucionais, visando um melhor desempenho no exercício de sua função, bem como em outras atividades.

 

i. Espírito de Corpo

Cultuar o orgulho pelo Exército Brasileiro, pela OM que serve, pela profissão e pelos seus companheiros, refletindo o grau de coesão da tropa e da camaradagem entre seus integrantes.

Fim do conteúdo da página